Escolha uma Página

Muitos vendedores aderem ao método antigo de venda onde fazem o cliente comprar pelo cansaço, isso é muito ruim, causa um desgaste muito grande com o cliente. Por mais que ele compre, não irá voltar para comprar mais e tão pouco indicar para algum conhecido.

 

O problema desse tipo de vendedor é que ele não sabe conquistar a confiança do cliente e não sabe estabelecer uma relação duradoura.

 

O Brasil ficou em penúltimo lugar no quesito simpatia na pesquisa realizada pela companhia Better Business World Wide em parceria com a brasileira Shopper Experience. Apenas 79% dos clientes foram recebidos com um sorriso do vendedor, ou seja, 2 em cada 10 pessoas não foram recebidas com um sorriso.

 

Também foi avaliado o quesito vendas adicionais conquistadas pelos vendedores, mais uma vez o Brasil ficou nas últimas posições com apenas 37%, a média dos países foi de 52%. Honduras ficou em primeiro lugar com 97%.

 

Não Seja Chato. Seja Simpático.

 

Agora você vai aprender a usar métodos eficazes que farão de você um novo vendedor, utilizando técnicas de hipnose conversacional e persuasão. Você conquistará novos clientes com um relacionamento muito melhor e de longo prazo. Rapport será o primeiro assunto dessa serie de artigos ensinando como fechar muitas vendas.

O que é Rapport?

 

Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês tem um forte laço. ANTHONY ROBBINS

 

como-fechar-muitas-vendas-com-rapport

 

Rapport é uma palavra francesa sem tradução para o português, mas muito utilizada por quem estuda e aplica persuasão.

Diferença entre Empatia e Sintonia + “Rapport”

Por Julyver Modesto de Araujo

Rapport

Para quem não sabe, “rapport” vem do francês, como dito antes, “rapporter” e significa “trazer de volta”, mais adequadamente traduzida para o português como sendo “sintonia”… estar em “rapport” com alguém significa estar na mesma sintonia, na mesma frequência, o que ocorre naturalmente na medida em que as pessoas identificam afinidades entre si… é comum, por exemplo, ao viajarmos para outros estados, começarmos a utilizar o sotaque característico da região, ou cônjuges terem a mesma maneira de falar ou de se comportar, em decorrência do tempo de convivência… isso é “rapport”!

Quando queremos ampliar a nossa comunicação (e nas vendas, isto é interessantíssimo), podemos utilizar técnicas que facilitem este “rapport”, de modo a proporcionar na pessoa um ambiente agradável de convivência (do tipo: “gostei tanto de estar com essa pessoa, que parece que a conheço há muito tempo”). A PNL (Programação NeuroLinguística) apresenta algumas ferramentas para atingir este objetivo, como o espelhamento (copiar sutilmente gestos e posições) ou a identificação do canal de recepção predominante (visual, auditivo, cinestésico), para se comunicar da mesma forma.

Empatia

Já a “empatia” vem do grego “pathos”, que significa “sentimento”; as palavras da língua portuguesa que possuem o sufixo “patia” têm a ver com sentimento… SIMpatia é “de acordo com o sentimento”; ANTIpatia é “contra o sentimento”; Apatia é “sem sentimento” e EMpatia é “dentro do sentimento”, ou seja, “agir com empatia” é colocar-se dentro do sentimento da outra pessoa, procurando entender o seu mapa do mundo, as suas emoções, a sua forma de ver (ouvir/sentir) a vida;

Em sala de aula, por exemplo, o professor age com empatia quando sabe se colocar no lugar do aluno, mas COMO SE FOSSE ALUNO (e não como se fosse professor)… ao responder a uma pergunta, com a frase “que pergunta maravilhosa!”, o professor age com empatia, mesmo que a dúvida seja muito simples de ser respondida (muito diferente da resposta “que pergunta idiota!”).

Algumas pessoas utilizam a palavra “rapport” como sinônimo de “empatia”, mas são características ligeiramente diferentes; como explicado, a primeira é a sintonia na relação interpessoal; a segunda é a capacidade de se colocar no lugar do outro (a partir do que pode se desenvolver o “rapport” pretendido).

Rapport na relação entre Cliente e Vendedor

 

O Rapport é um relacionamento estabelecido entre vendedores e clientes, por quê?… Porque o que você está oferecendo a ele não é um produto e sim um relacionamento entre ele e sua mercadoria.

 

Você oferece entre você Seu vendedor favorito e ele seu cliente fiel . quando você passar a confiança a ele, de que você, não é mais um que quer vender algo a ele, mas sim que você é aquele que vai oferecer o que ele precisa; e por mais que você não feche a venda hoje, amanhã ele pode voltar ou indicar você a amigos,conhecidos,familiares e etc.

O Rapport gera a confiança necessária para fechar uma venda, torna você uma pessoa bem vista pelo cliente, isso vai fazer ele concordar e ter convicção com que você oferecer, isso faz com que você possa levá-lo na direção que você quiser para fechar a venda.

Como utilizar o Rapport?

como ser um vendedor simpatico

  • Sorria na hora certa, sem parecer algo forçado
  • Passe confiança ao cliente, isso faz com que ele sinta segurança no que você diz ou oferece a ele
  • Chame pelo nome ou apelido, será mais fácil de ganhar sua empatia, porque ativará ancoras ou sensações que só as pessoas próximas fazem como pai, mãe, esposa e etc
  • Saber escutar o cliente é muito importante, escute bem, escute mais ainda e depois conduza, é importante entender o que o cliente necessita, para isso você precisa deixar ele dizer.

 

Para Criar Rapport Você Pode Utilizar As Seguintes Técnicas:

 

  • Espelhamento: serve para gerar empatia no cliente, fazer ele achar você parecido com ele, se ele fala mexendo as mãos, quando você for falar mexa a mãos como ele faz.
  • Espelhamento cruzado: se ele cruza os braços você cruza as pernas, tudo isso sem que ele perceba, por isso seja discreto, se não pode irritar o cliente.
  • Mesmo tom de voz: saber acompanhar o mesmo tom que o cliente está utilizando faz a comunicação mais efetiva, porque se o Tom da voz não for o mesmo dificilmente vocês chegaram a um acordo, mesmo os dois abordando o mesmo assunto.
  • Palavras ou Gírias: se o cliente fala errado ou gosta de usar uma palavra ou gíria, use também, pois isso tornará o Rapport entre vocês muito bom, porque você não pode falar com um executivo usando uma linguagem informal utilizando girias ou apelidos, assim como você não pode utilizar uma linguagem formal para alguém acostumado a utilizar gírias dialetos ou que não estava acostumado com tais palavras.
  • Respiração: acompanhe a respiração no modo como ele fala, saber equilibrar o mesmo ritmo respiratório vai fazer sua venda está a meio caminho de ser fechada, fará com que ele ache você mais parecido com ele, isso ajuda você a estabelecer um ótimo Rapport
  • Expressões faciais: quando ele estiver falando acompanhe com a expressão certa para cada palavra dita, isso dará confiança a ele de continuar falando com você pois saberá que está ouvindo, e que realmente está interessado em ajudar ele a fazer a escolha certa.

 

Utilizando essas técnicas para estabelecer o Rapport você vendedor ou futuro vendedor conseguirá fechar várias vendas, e além do mais terá clientes fiéis que irão trazer mais clientes para você, esse Rapport quando é estabelecido cria um relacionamento cliente e vendedor muito forte.

Recapitulando

8 Passos Para Fechar Muitas Vendas Usando Rapport:

  1. Gerar confiança
  2. Chamar pelo nome
  3. Saber escutar
  4. Utilizar espelhamento e espelhamento cruzado
  5. Usar o mesmo tom de voz
  6. Usar palavras ou gírias que o cliente usa
  7. Tenha o mesmo tom respiratório
  8. Utilizar a expressão facial adequada ao assunto

 

Quer aprender mais sobre hipnose e persuasão?

Você pode baixar gratuitamente o meu e-book LINGUAGEM HIPNÓTICA & PERSUASÃO, CLICANDO AQUI!

E-book Gratuito: Linguagem Hipnótica e Persuasão

 

Boas vendas, e até nosso próximo artigo…

deneme bonusu veren siteler | bahis | bahis siteleri | betting | iddaa tahmin | film izle | youporn | deneme bonusu veren bahis siteleri | sportwetten