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Outro grande problema para o vendedor conseguir fechar uma boa venda, é a falta de domínio em entender e passar, a comunicação corporal ou linguagem corporal certa ao cliente. Isso ocorre quando por causa de uma postura errada, um sorriso no momento errado, a expressão facial inadequada.

São aqueles sinais que citamos que geram RAPPORT, que além do cliente enviar, você interpreta e responde com outro sinal para gera comunicação, a falta de domínio sobre a técnica acaba atrapalhando e fazendo o vendedor não fechar a venda, pois suas palavras diziam uma coisa e seu corpo diz outra.

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Como Utilizar a Linguagem Corporal para Fechar Vendas

Linguagem Corporal ou comunicação não-verbal, envolve postura, movimentos dos braços, das pernas, dos olhos, distância entre vendedor e cliente, expressão facial e até mesmo os emotions ( as carinhas do whatssap, facebook ou outros app das redes sociais).

A linguagem corporal serve para você vendedor mandar uma mensagem não-verbal (que é mais aceita) de que você é uma pessoa que ele pode confiar, e observar o gesto enviado pelo cliente, além de te ajuda a entender o caráter dele,te ajuda a saber o que ele quer.

Emoticons

Movimento Corporal

A grande maioria dos estudos sobre comunicação, muitas vezes ignora o cliente, porém é óbvio que qualquer um de nós, pode fazer uma análise de um cliente com base em seu movimento (rígido, ousado e vigoroso) e assim perceber traços de sua personalidade.

Tome como, por exemplo, o caminhar, se for forte e firme essa pessoa é decidida, se for um caminhar rápido pode ser impaciente ou agressivo, de forma uniforme e lenta pode ser uma pessoa paciente e perseverante.

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Conjunto de Gestos

Ritmos Corporais:

Os ritmos corporais influenciam muito na leitura do que o cliente quer e como ele age, se é uma pessoa ansiosa, praticamente fica inquieto ou falar rápido, sua pernas mexem-se involuntariamente, ou uma pessoa quieta, esse pode ser um cliente observador que vai analisar bem o que você está querendo vender a ele, importante observar o comportamento corporal, e agir com um espalhamento ou um espelhamento cruzado , sendo que esse segundo fica mais difícil o cliente notar que você está imitando seus gestos.

Territórios e Zonas de Espaço entre Você e o Cliente:

Esse tópico é importante porque você precisar saber onde atuar, dependendo da sua relação com cliente, a distância pode dizer quanto sua relação com ele está bem estabelecida, quanto mais próximo mostra o quanto você conseguiu estabelecer confiança nele, claro você conheceu ele agora você não pode ficar a uma distância como se já fossem melhores amigos, mas uma distância média, você já pode sugerir não-verbalmente que você é alguém de confiança que ele pode ter confiança no seu produto ou serviço.

Gestos das Mãos:

Saber acompanhar esse item, faz você ser muito eficiente em estabelecer Rapport com cliente, assim como a técnica do ritmo corporal saber fazer o espelhamento do gesto de falar do cliente te faz dá uma passo a mais no fechamento da venda, mas cuidado com a utilização das mãos em momento algum deixe ela passar na frente do seu rosto, expressões acompanhadas de uma mão no queixo , ou na testa , pode mostra que você estar confuso e não está entendo o que o cliente está querendo lhe passar, isso gera insegurança e leva ele para longe do seu objetivo que é fechar a venda.

Procure sempre mostrar as palmas das mãos, inconscientemente esse gesto passa para a outra pessoa que você está desarmado e não oferece risco, pode perceber que muitos líderes e políticos em seus discursos mostram o tempo todo, as palmas das mãos.

Os Braços:

Assim com a mão esse gesto estudado faz muito diferença, mas principalmente se estudado no cliente, mostrar o quanto ele está aberto ao que você oferece, ao contrário se ele estabelecer braço em algum movimento de defesa, isso mostra a você que o que está fazendo não lhe parece bom, então você mudar a abordagem e vai pro outro caminho até conseguir que ele confie em você.

Um gesto muito comum e que gera MUITA confiança na outra pessoa (dependendo da situação) é a mão apoiar no outro da outra pessoa. Analise novamente líderes políticos, religiosos e outras pessoas de confiança, perceba o quanto eles põem a mão no ombro da outra pessoa. Inconscientemente, isso quer dizer “pode confiar em mim”.

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Gesto com as Pernas:

Este item também quando bem observado, mostra o tanto seu cliente está a compreender e aceitar o que você propõe, e além de você poder utilizar para fazer o espelhamento cruzado, ex: “se o cliente cruzar os braços você cruza suas pernas”.

Isso ajuda você a fazer espelhamento mais discreto, mas não só nisso observando seus movimentos, pode descobri o que se passa na hora da conversa na cabeça do cliente, se ele está ansioso, estressado, apreensivo, esta tranquila, esta confiante no que você oferece e diz a ele.

Os apontamentos dos pés também são muito importantes, oras se o apontamento está para a porta, isso provavelmente quer dizer que a pessoa quer sair da conversa/negociação e com isso está desinteressado, é uma boa oportunidade para mudar de assunto ou chama-lhe a atenção.

Expressão Facial: 

Em uma conversa, você é o cliente farão muitos expressões faciais, para você vendedor saber fechar a venda, tem que mostrar para o cliente que está disposto a dar o que ele quer, que entende o que ele precisa, para isso durante a conversar você precisa usar a expressão certa para cada palavra, e não só isso, olhe bem a expressão que ele faz ao dizer tal coisa e acompanhe essa expressão, vai mostrar a ele que você está fazendo parte da conversa que está entendendo o que ele diz e pode oferecer o que ele precisa. Assim como no telemarketing ou em redes sociais é importante saber usar a expressão em que seja coerente com o assunto.

Sorriso:

Este último item usado na hora certa e com sinceridade, faz você se o melhor vendedor, e não só isso faz você acabar se tornando a pessoa de confiança do cliente, mas use com moderação, nem todas a situação você irá usar o sorriso, mas saiba :sorrir, rir, dar gargalhadas, aprenda a dar o sorriso discreto , mas o importante mesmo é saber sorrir com sinceridade.

Um bom sorriso é aquele que o cliente vem e quando olhar de vocês se encontrarem, o sorriso saiu, é aquele sorriso como se fosse uma pessoa que você não ver a décadas e estava writing essay morrendo de saudades, o sorriso surpreso com as sobrancelhas levantadas, o sorriso sincero que duro uns 3 segundos, depois disso você já estabeleceu um boa primeira impressão , os outros sorrisos que virão depois serão de amigos conversando um oferendo o produto ao outro que com certeza irá comprar.

Barreiras:

Este item abrange grande parte dos outros, mas o que são barreiras?… Qualquer coisa que estiver entre você e o cliente, como braços cruzados na frente do corpo, mãos fechadas juntas na frente do corpo (uma vez andando no centro uma vendedora disse “senhor não quer entrar e conferir nossos produtos “, isso seria até normal, se ela a cada palavra não batesse uma mão na outra bem próximo de mim, isso além de gerar uma barreira, também tirou minha concentração do que ela falava).

Qualquer coisa ou objeto que fique entre você e o cliente é uma barreira, por isso se o cliente tiver algo, como bolsas, sacolas, mochilas, certifique de deixar ele sem nada que possa criar um barreira entre vocês, com isso ele ficará mais receptivo a você e ao que pretende oferece a ele.

Recapitulando

Linguagem Corporal:

• Ritmo corporal
• Território ou zona de espaço entre cliente e vendedor ou vice-versa
• Gestos das mãos
• Movimento do braço e postura do braços
• Gestos das pernas
• Expressão facial
• Sorriso
• Barreiras

Por isso aprender bem linguagem corporal ajudará você a fechar as vendas, espero que essas dicas ajudem você a se tornar um novo vendedor, o vendedor eficiente, continue acompanhando nossos artigos se gostou compartilhe com seus amigos e até o próximo…

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